LEAN – As lições de Nara
Postado em 14/10/2010 - Atualizado em: 10/02/2021

DAIWA HOUSE, fabricante de casas pré-fabricadas.

Em Nara, cidade próxima a Kioto, visitamos a linha de montagem de casas pré-fabricadas. A empresa existe há aproximadamente 50 anos e apresenta soluções rápidas para seus clientes que desejam adquirir casas para ser entregues em 2 meses (projeto-padrão 140m2 ) ou em até 6 meses, se forem considerados vários modelos adicionais de acessórios do lar. A premissa da DAIWA HOUSE é montar, em um dia, toda a estrutura básica da casa, deixando para realizar os acabamentos nas semanas seguintes.

Na planta de Nara, percorremos todos os processos de fabricação, desde a entrada de matéria-prima até a expedição dos produtos acabados. Observamos, dentro da linha de produção, técnicas administrativas alinhadas com parte do Sistema Toyota de Produção, como Kanban, Just-in-time, Kits pré-planejados, etc. A empresa é bem organizada, e um dos pontos relevantes é que a terceirização dos processos é bem evidente, pela qual vários processos são destinados a empresas especializadas que trabalham dentro da DH, como, por exemplo, soldagem, que é um processo especial.

Para manter a qualidade dos processos, todos os terceirizados são treinados e reconhecidos com testes de capacitação e certificação. Outra característica do produto DH é a preocupação das casas projetadas resistirem a terremotos, pois o Japão é o país que tem mais terremotos no mundo; por isso, os projetos possuem estruturas com montagens capazes de absorver as vibrações e movimentos do solo.

Durante a visita, verificamos como é importante o planejamento da produção, evitando estoques, movimentação de pessoas, transporte de materiais desnecessários. Essas metodologias de Kaizen foram observadas também nos projetos desenvolvidos pelos próprios colaboradores para diminuição do consumo de energia elétrica, que é uma das contas mais altas no Japão, por ser gerada por termo e nucleoelétricas.

Por se tratar de vendas sob encomenda, a linha de fabricação é flexível, e em alguns pontos em que o trabalho é semisseriado, a DH investiu na robotização. Nos outros processos, a presença das pessoas é fundamental para manter a qualidade das casas, que possuem garantias de no mínimo 50 anos, com previsão de durar até 100 anos.

SHARP

Em Nara está instalado o centro de tecnologia da SHARP, fabricante de equipamentos da linha eletroeletrônica. Fomos recebidos pela recepcionista, que apresentou a história da empresa e as novas tecnologias resultantes de estudos científicos na área de imagem.

A história da SHARP é datada de 1912, quando seu fundador, com 18 anos, Tokuji Hayakawa, criou a primeira lapiseira, que na época foi uma invenção inovadora. Além da lapiseira, o Sr. Hayakawa também inventou a fivela para cinto sem furo, conhecida ainda hoje pelos cintos utilizados pelas forças armadas, pela garra com dentes para fixação.

A SHARP, dirigida pela ideia de inovação e invenção do fundador, apresentou ao mercado várias propostas: primeiro rádio japonês; venda de kits para as pessoas montarem seu próprio rádio; projetou rádios com alto-falante interno; ferro de passar com cabo dobrável para viajantes; 1ª TV branco e preto japonesa (1953); 1º ventilador com aspersão de água, rádio transistorizado; 1ª lavadora de arroz; TV portátil a bateria; 1ª TV colorida japonesa; rádio com energia solar (1961 ), forno micro-ondas – 1º com prato giratório; 1ª calculadora do mundo, eletrônica e 1ª de cristal líquido; 1ª copiadora do mundo; 1º gravador k-7, que busca a música; computadores pessoais, etc. Hoje a novidade SHARP é a TV LCD que, além das 3 cores primárias, inclui a cor amarela, para melhorar a imagem na tela do aparelho.

Realmente, a história da SHARP é de se orgulhar pela perseverança em busca da invenção e da tecnologia.