LEAN – Lições para compartilhar
Postado em 19/10/2010 - Atualizado em: 10/02/2021

[Marcos Cirne, do japão]


SMC – automação

Empresa fabricante de pistões pneumáticos e hidráulicos. O conceito de produção seriada com tecnologia aplicada foi a fotografia do momento quando entramos na produção da SMC.

Todos os setores que passamos foi fácil identificar que utilizam as metodologias kanban, pokayoke, 5S, e controle de limpeza por se tratar de mecânica de precisão. A própria equipe desenvolve sistemas automatizados utilizando próprios produtos para automação, essa facilidade promove melhor produtividade no processo de montagem. Todos os setores possuem gestão à vista e o andon é padrão para todos os equipamentos. A SMC também possui fábrica no Brasil.

 

KOMATSU – tratores

Empresa fabricante de máquinas para construção, logística e mineração. Nós já estamos acostumados a ver em obras no Brasil, uma máquina da Komatsu movimentando terra, seja em obras nas cidades ou em estradas.

No caso da fábrica que visitamos no complexo da Komatsu, é fabricado empilhadeiras e máquinas hidráulicas de pequeno porte. Observamos na produção, uma linha de montagem seguindo a metodologia puxada por carrinhos, ou seja, o chassi é movimentado através da linha de produção, e o abastecimento é realizado pelos kits para cada equipamento.

Conceito de montadora de automóveis, verificamos in loco, quadros de gestão à vista e as ações para controlar os processos. A inspeção das etapas é um ponto forte do processo KOMATSU. A KOMATSU foi fundada em 1945, após a rendição do Japão. A empresa contribuiu para a reconstrução do país e um de seus consultores foi o profº Kaoru Ishikawa, nome conhecido entre nós da qualidade como o dono do diagrama causa e efeito ou espinha de peixe. 6M´s. A empresa está em 2º lugar no ranking mundial em fabricação de maquinas e equipamentos de construção.

Percebemos a cada dia que empresas que investiram em metodologias para melhorar a qualidade, estão entre as melhores do mundo. Essas metodologias são demonstradas em todas as empresas que visitamos. Essa é a lição de casa que devemos compartilhar.